Equoterapia

A Equoterapia é um método terapêutico que tem o cavalo como o facilitador da evolução humana, independente da sua condição,  por meio de intervenções de um mediador preparado para compor esta relação. O cavalo é um agente facilitador de ganhos motores, emocionais, intelectuais e espirituais. (Claudia Mota, 2014)
A inserção do cavalo em processos terapêuticos data de 458-370 a.C., quando Hipócrates, pai da medicina, fez referência à equitação como fator regenerador da saúde (Freire, 1999).
A equitação terapêutica para crianças com necessidades especiais foi realizada pela primeira vez pela fisioterapeuta Eilset Bodtker, na Noruega. Em 1967, foi fundado o primeiro centro de equitação para pessoas com deficiências nos Estados Unidos (HASKIN et al., 1974). No Brasil,o método foi trazido pela Associação Nacional de Equoterapia, ANDE BRASIL, em  1989, e funciona até hoje como centro de formação de profissionais que desejam atuar na área. O nome Equoterapia é uma denominação brasileira, também formulado por esta Associação. O método é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina - CFM (6 de Abril de 1997), Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO (27 de Março de 2008) e Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF

Benefícios da Equoterapia

O uso do cavalo facilita o desenvolvimento das habilidades funcionais nas deficiências físicas através dos benefícios biomecânicos deste animal. A montaria contribui para uma melhora da amplitude de movimento, flexibilidade, força muscular, promove ajustes tônicos e melhora do equilíbrio e postura corporal. As dificuldades de aprendizagem e alterações de linguagem são trabalhadas na Equoterapia com o objetivo de estimular as funções cognitivas, de modo a promover melhora significativa nos seguintes aspectos: atenção, memória, coordenação motora, noção espacial e temporal. As questões relacionadas à disciplina, criatividade e iniciativa também são otimizadas no contexto do ambiente equestre. A Equoterapia oferece um espaço no qual o indivíduo pode conhecer suas competências, buscar a melhoria da autoconfiança, da elaboração de medos e conflitos. O cavalo é franco e autêntico na relação com o outro, espelhando com eficácia as dificuldades da pessoa, porém sem punição ou julgamento. As atividades de montaria e do cuidado com o animal proporcionam situações concretas que envolvem novas aprendizagens e ações positivas voltadas para a superação de limites.

Nosso público de Equoterapia

Crianças e adolescentes dos três primeiros setênios entre dois e 21 anos que desejam melhorar seu processo de aprendizagem global e autonomia.

Nossos Programas

  • Hipoterapia
  • Educação e Reeducação
  • Pré-esportivo
  • Esporte Educacional Equestre
  • PAEDA- Programa de atendimento equoterápico nos distúrbios de aprendizagem
    • O PAEDA  foi criado pela fonoaudióloga Claudia da Costa Mota, entretanto é um programa disponível a  todos os profissionais da área equoterápica que realizarem a formação. Para que os profissionais possam utilizar como recurso terapêuico, é oferecido um curso de 8 dias para a capacitação no programa, tendo como critério de participação a formação do Curso Básico de Equoterapia. A capacitação para atuação com o programa é dividida em 5 dias no primeiro módulo e mais 3 dias no segundo módulo, que é realizado após 6 meses, no mínimo, de atuação no programa. Este curso de capacitação no Programa é apoiado pela ANDE-Brasil desde 2007, e até o momento foram capacitadas 11 turmas.