Cursos

Não vendemos cursos, multiplicamos conhecimento e experiência.

Clique aqui para fazer download do Calendário 2022!
Calendário 2022

FUNDAMENTOS EQUESTRES PARA EQUOTERAPIA

Área: CAVALO Tenha intimidade com o seu companheiro de trabalho: o cavalo. Saiba como as atividades de manejo, horsemanship, equitação e suas modalidades, condução o cavalo à guia, e montaria no exterior podem contribuir com a sessão de Equoterapia. Para quem? Todos os profissionais que atuarão no centro, desde os auxiliares guias, laterais, voluntários, terapeutas até os gestores, para melhor compreenderem a importância desses conhecimentos para o método. Um curso imprescindível para todos que desejam atuar na área. Metodologia: O curso é teórico-prático com duração de cinco dias (40 horas). As aulas teóricas são sempre trabalhadas nas aulas práticas com possibilidade de experimentação, treinamento e feedback, pois o principal objetivo é que o aluno consiga visualizar a teoria na prática. Pré-requisito: Maior de 18 anos.

PAEDHA – Programa de Atendimento Equoterápico no Desenvolvimento de Habilidades.

Área: TERAPÊUTICA Desenvolva o raciocínio terapêutico para as dificuldades e distúrbios de aprendizagem, por meio de estratégias que utilizam somente os cavalos, ambiente equoterápico e os princípios da equitação. Aprenda a desenvolver habilidades cognitivas, emocionais, sociais e específicas de leitura e escrita por meio do PAEDA. Para quem? Profissionais da saúde e educação, que já possuem o curso básico de Equoterapia e desejam aprimorar e aprofundar a sua atuação. Metodologia: O curso é teórico-prático, com 64 horas divididas em duas etapas, maio (5 dias) e agosto (3dias). As atividades planejadas pelos profissionais envolvidos são desenvolvidas em aulas presenciais, trabalhos individuais e em grupos, discussão e apresentação de casos e de temas diversos relacionados aos assuntos, favorecendo o “sentir” e o “perceber-se” enquanto terapeuta e enquanto grupo. Você experimentará as estratégias antes de aplicar em seu praticante. Um curso que também favorece o seu autoconhecimento e autodesenvolvimento. Pré-requisito: Possuir Curso Básico de Equoterapia Indicado: realizar o iniciação à equitação anteriormente, para ter melhor proveito.

HORSEMANSHIP PARA O TRABALHO COM GRUPOS NA EQUOTERAPIA

Área: TERAPÊUTICA Saiba como o Instituto Passo a Passo realiza o trabalho com os grupos de pais, famílias e professores dos praticantes de Equoterapia. Um trabalho inovador e diferenciado. Para quem? Profissionais da saúde e educação, que já possuem o curso básico de Equoterapia e desejam aprender ou aprimorar seus atendimentos em grupo. Atender grupo de pais, famílias ou professores, por meio do Horsemanship Terapêutico. Metodologia: O curso é teórico-prático, com duração de dois dias (16 horas). As aulas práticas são baseadas em teorias e experiências de profissionais do cavalo e da Equoterapia. Os exercícios são demonstrados e experienciados pelos alunos. Você experimentará as estratégias antes de aplicar em seu praticante. Um curso que também favorece o seu autoconhecimento e autodesenvolvimento. Pré-requisito: Possuir Curso Básico de Equoterapia

TREINAMENTO E CONDICIONAMENTO DO CAVALO DE EQUOTERAPIA

Área: CAVALO Conheça o modelo de escolha e treinamento do cavalo de Equoterapia do Instituto Passo a Passo. Tanto Terapeutas, como auxiliares e instrutores podem e devem conhecer e participar da rotina de treinamento e condicionamento de um cavalo de Equoterapia. Tenha cavalos profissionais para a Equoterapia. Para quem? Instrutores de Equitação, Treinadores de cavalos, Terapeutas e Auxiliares que montam e desejam auxiliar na escolha e treinamento dos cavalos do seu centro. Metodologia: A vivência é teórico-prática, porém é priorizado o conteúdo prático. Possui duração de três dias (24 horas). As aulas práticas são baseadas em teorias e experiência de profissionais do cavalo e da Equoterapia. Os exercícios são demonstrados e experienciados pelos alunos. Pré-requisito: Possuir experiência com equitação ou ter realizado o curso de Iniciação a Equitação para Equoterapia ou Equitação para Equoterapia da ANDE-BRASIL.

Curso BÁSICO de EQUOTERAPIA

Área: TERAPÊUTICA Esteja apto a compor uma equipe interdisciplinar de um Centro de Equoterapia. Conheça a ANDE BRASIL, seus princípios e o método por intermédio de profissionais com nível superior e experiência na área. Compreenda o uso do cavalo como possibilidade de reabilitação física, cognitiva e emocional. Para quem? Profissionais da Saúde e Educação com nível superior. Metodologia: O curso é teórico-prático, com 42 horas semanais, de segunda à sexta-feira, com diversos profissionais da ANDE BRASIL e Instituto Passo a Passo. Pré-requisito: Possuir ensino superior na área da saúde e educação. Indicado: Realizar a iniciação à equitação anteriormente, para ter melhor proveito.

GESTÃO DE CENTROS DE EQUOTERAPIA

Área: GESTÃO E RECURSOS Você deseja riqueza nas 4 dimensões? Deseja gerir seu centro de equoterapia para que ele se torne próspero, ético e humano? Garantir o sucesso por meio de uma gestão profissionalizada? Então venha para este curso de Gestão de Centros de Equoterapia. Para quem? Profissionais atuantes no centro de equoterapia que desejam aprimorar ou profissionalizar a gestão do seu centro. Independente de sua formação. Metodologia: O curso tem duração de seis dias, iniciando em uma segunda-feira e finalizando ao sábado (50h). As atividades planejadas por profissionais envolvidos serão desenvolvidas em aulas teórico-práticas, que compreenderão trabalhos individuais e em grupos, discussão e apresentação de um projeto do seu Centro de Equoterapia ao final do curso. Pré-requisito: Possuir mais de 18 anos, estar disposto a trabalhar durante o curso em todos os períodos.