História

A Semente de tudo

Era uma vez uma fonoaudióloga apaixonada pelo trabalho que exercia com crianças e adolescentes institucionalizados. O nome dela é Claudia da Costa Mota. Sentia o desejo de fazer algo maior por aquelas e todas as crianças, que apresentavam dificuldades de aprendizagem.  Levou-as para uma atividade fora do abrigo, para realizarem uma oficina de jornalismo, com a finalidade de desenvolver a leitura e a escrita daquelas crianças. Levou-as ao Haras da Orla, onde acontecia o projeto de Equoterapia de Itatiba, coordenado na época pela socióloga Ana Rosana Cavani e pelo advogado João Batista.

Mal sabia ela que ao pisar naquele lugar, não sairia mais deste projeto. Foi convidada a compor a equipe como fonoaudióloga voluntária, aceitou de prontidão, e quando menos esperava o tal projeto, que vinha passando por dificuldades, estava em suas mãos. Assim,  no mesmo ano, fundou uma empresa, Centro Qualivida, para que pudesse regularizar a equoterapia, mas com o passar do tempo viu que a demanda crescia, e que fazer algo a mais poderia, para favorecer as pessoas que não tinham condições financeiras. Assim resolveram abrir uma Associação e fechar a empresa.

Uniu-se  a ela, a psicóloga Ute Hesse, o  médico Carlos Alberto Gonçalves Lemes e alguns voluntários, e com essa união uma nova fase: uma instituição nascia.  Fundaram no dia 27 de julho de 2005 o INSTITUTO PASSO A PASSO, uma associação sem fins econômicos cujo principal objetivo é oferecer equoterapia a todos que mereciam, independente de classe social, possibilitando a expansão da atuação social.

Desde então, a instituição foi crescendo em qualidade e quantidade de atendimentos destinados a pessoas com deficiência e com dificuldades nas áreas emocionais, sociais e de aprendizagem, tendo como foco principal crianças e adolescentes dos três primeiros setênios, ou seja, dos 2 aos 21 anos de idade.

Além dos atendimentos em Equoterapia, a entidade realiza pesquisa e formação na área. E, desde 2001 vem prestando um importante serviço a população de Itatiba e região e  em 2007 começou a formar e contribuir com o aprimoramento dos profissionais que desejam trilhar um caminho de sucesso na Equoterapia.